domingo, 21 de dezembro de 2008

Alterações Climáticas - Primeiro Ministro


Este é, de facto, um tema abordado mundialmente e de total importância, tendo em conta a qualidade de vida futura no planeta. Sendo assim, qualquer tentativa de melhoramento deste nosso mundo é bem vinda e, por isso, mais facilmente aceite.

O Primeiro Ministro, neste seu discurso, dirigido ao Presidente e Deputados, começou por revelar a importância de mudarmos de atitude, afirmando que estas alterações climáticas existem realmente e que o Homem é o grande culpado. Antes de revelar as suas ambições para o país, com vista à resolução deste problema mundial, José Sócrates fala de como o país se encontra, actualmente (2007), em relação a este problema ambiental e insiste numa crítica aos antigos governadores do país, afirmando que esta evolução apenas é possível devido aos 'bons resultados' do trabalho realizado pelo actual Governo.

Concluí-se, portanto, que o seu discurso é bastante apelativo e bem elaborado, apenas a acentuação é pobre. Não recorre ao uso de muitas figuras estilísticas, apenas a invocação é notável. Os argumentos apresentados são fortes e de fácil aceitação por parte do auditório.


Discurso: Intervenção do Primeiro-Ministro no debate mensal na Assembleia da República sobre Alterações Climáticas.

Sem comentários: