domingo, 21 de dezembro de 2008

V Império


Padre António Vieira destacou-se pelas suas profecias e utopia, intervindo na política do Brasil com críticas e denúncias à corrupção nacional, recorrendo a um discurso alegórico e metafórico, aplicando as palavras da Bíblia à realidade.
Sob Influências de crenças Sebastianistas, Padre António Vieira idealizou um império organizado de forma a que a felicidade se tornasse mundial. Esse seria o Império Português, comandado por D. João IV (foi proclamada a sua ressurreição no mito de Bandarra). Este seria o último da história da humanidade e superior a qualquer um dos quatro impérios antecedidos - Assírio, Persa, Grego e Romano -.
Este V Império visava a harmonia entre povos e a paz mundial.
Portugal caminhava para a decadência, o que mostrou desacordo entre Padre Vieira e a Inquisição, uma vez que este afirmava a ascendência do país aquando tal peregrinação à decadência política, tendo sido condenado à prisão.
Padre António Vieira dizia a ascendência espiritual, a ascendência enquanto pessoas. Acreditava que o povo lusitano era o ideal, o escolhido para suportar este império de união, fé e perfeição enquanto pessoas e enquanto cristãos.

Sem comentários: